quinta-feira, 11 de junho de 2015

Gays podem doar medula óssea?

Sofrerei discriminação ao me incluir no cadastro para doar medula óssea?

                                               

Boa tarde e parabéns pelo blog.

Gostaria de saber se pra doar medula óssea tem que se declarar só hétero ou gay também pode?

 

Obrigado!”

Alex

 RESPOSTA:

 

Oi, Alex, tudo bem? Obrigado pelos parabéns! :)
Entendi sua pergunta. Está relacionada com o fato de homossexuais serem discriminados ao doar sangue, né?
Sobre doar medula óssea: ESSA ATIVIDADE TAMBÉM É PRAS GAAAAAYS!
Eu li uma entrevista com o Dr. Drauzio Varella sobre o assunto e já estou apto a servir de intermediário… Pelo o que entendi, não importa a orientação sexual do doador. Isso porque você irá apenas doar uma amostra do seu sangue que ficará cadastrada no sistema de doação de medulas ósseas do SUS.
Em um primeiro momento, eles não excluem nem quem tem HIV ou teve hepatite do cadastro, porque é tão difícil encontrar medulas compatíveis que o melhor é ter um cadastro apinhadinho de doadores (que já são escassos).
Então, você pode entrar de salto agulha e saia lápis no hemocentro e dizer para quem estiver na recepção: “VIM PARA SALVAR UMA VIDA HOJEM, KERIDAM, quero entrar no cadastro nacional de doadores de medula óssea e, depois disso, apenas vou ‘sashay away from here”.
A única coisa que te pedem, para ser incluído no cadastro, é que você esteja saudável na hora da doação da amostra de sangue.
Uma vez no cadastro, te chamarão quando houver um match de um receptor com seu lindo DNA, óh, diva doadora desse Tínder da vida real…
Em um segundo momento, aí sim, farão teste de sorologia para saber se você tem HIV, Hepatite ou qualquer doença passível de transmissão por conta do transplante.
Sobre doação de sangue:
Sim, gays são discriminados por lei ao tentar doar…
Segundo a Portaria 2712, de 12/11/2013, do Ministério da Saúde:
“Art. 64. Considerar-se-á inapto temporário por 12 (doze) meses o candidato que tenha sido exposto a qualquer uma das situações abaixo:
IV – homens que tiveram relações sexuais com outros homens e/ou as parceiras sexuais destes”.
Pois é, pois é, pois é. Gays são tidos como promíscuos e para detectar o vírus HIV é preciso fazer exames depois de dois meses do sexo desprotegido, eles preferem já barrar homossexuais de vez. Para não correr riscos de colocar sangue com HIV em um necessitado.
Isso mesmo que você entendeu, de acordo com a lei, TODOS os gays são promíscuos, então, fica “impossível” doar sangue já que o gay doador teria que ficar por 2 meses sem transar para fazer o exame de sangue e ficar comprovado que o sangue está apto para transfusões. “ÓH, MEU DEUS. MISSÃO IMPOSSÍVEL!” (Só que não).
Chato e cruel? Sim. Mas, é opção sua dizer a verdade sobre ser gay ou não, tanto na hora de doar sangue quanto medula óssea.
Você sabe o status, com certeza, da sua sorologia? Faz sexo sem camisinha? Não tem HIV nem Hepatite? Então doe sangue, medula, doe vida, fia!
Beijas,MA))

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário